Orçamento via WhatsApp
Como combinar cortina com o tapete

Como combinar a cortina com o tapete é uma das maiores dúvidas quando vamos decorar qualquer ambiente. Por isso, separamos algumas dicas básicas para te ajudar. Assim, a decoração da sua casa vai ficar ainda mais bonita.

ORDEM

A primeira dica é escolher o tapete no final, depois dos outros elementos já terem sido escolhidos. Assim fica mais fácil conseguir uma composição harmoniosa.

Padronagem também é algo que precisa ser considerado. Ele vai ser liso ou estampado? Para tomar essa decisão, é preciso levar em conta as cores e estampas presentes nas cortinas, almofadas e sofá. A cor da cortina pode se repetir na estampa do tapete, por exemplo, ou o contrário.

Procure não usar a mesma cor em tudo. Assim a decoração pode acabar monótona e sobrecarregada. Em vez disso, utilize cores nas mesmas matizes, mas sem serem iguais.

Quando for escolher o tapete, considere o clima da região onde você mora. Em regiões mais quentes, você pode escolher opções com pelos mais finos ou curtos. Já nas regiões mais frias, os de pelo alto são mais indicados.

Além disso, o comprimento também precisa estar adequado. Então, lembre-se que ele precisar ter pelo menos o comprimento do sofá. O ideal é que sobre aproximadamente 30 cm de tapete para ficar embaixo do sofá. Mas isso é uma questão estética e não é obrigatório.

Se você optou por usar persianas, o ambiente torna-se mais sério. Caso queira quebrar esse efeito, escolha um mais aconchegante ou até estampado.

OPÇÕES

Você pode misturar estampas do tapete e cortina, contanto que não haja muita informação e os tons sigam uma combinação.

Dá para optar por qual elemento você prefere dar mais destaque: se o tapete ou as cortinas. Por exemplo, se as cortinas forem as grandes estrelas, podem ter padronagens chamativas e o tapete acompanha a cor principal. Já se o tapete for o destaque, as cortinas devem acompanhar o tom predominante presente na estampa do tapete.

É importante lembrar que o tapete não pode combinar apenas com as cortinas. Para que a composição fique harmoniosa, é preciso considerar o todo. O estilo dos móveis e até as cores das paredes. Assim, a combinação fica perfeita e nenhum elemento fica “perdido”.

Apostar em cortinas e tapetes lisos em tons pastéis é uma boa alternativa. Porém, é preciso muito cuidado para que o ambiente não fique muito básico.

Com essas dicas, deu para perceber que para que a combinação fique perfeita, é preciso equilíbrio. Considerando todos os elementos do ambiente, fica difícil errar na composição.

Agora é só colocar as dicas em prática e escolher suas cortinas e persianas na Casa Bela. Acesse o site para conferir nossas opções de modelos e decore seus ambientes com peças de bom gosto e qualidade.