Orçamento via WhatsApp
Como lavar cortinas

Lavar as cortinas é importante, afinal elas são as grandes protagonistas de qualquer ambiente. Principalmente porque elas estão expostas constantemente ao sol, poeira e à umidade. Mas não basta enfiar na máquina e pronto, é preciso fazer um processo de lavagem adequado para manter a qualidade original do tecido. Não se preocupe: no post de hoje vamos ensinar tudo o que você precisa saber para lavar suas cortinas.

ATENÇÃO ANTES DE COMEÇAR!

Primeiro, as cortinas em linho, algodão cru, seda, shantung e veludo não se recomenda lavar em casa. Se você tem cortinas em algum desses tecidos, o melhor é mandar para uma lavanderia especializada.

COMO LAVAR A CORTINA EM CASA

Primeiramente, não esqueça de verificar na etiqueta as recomendações de lavagem e secagem. Feito isso, é só seguir o passo a passo que separamos:

  • Antes de lavar a cortina, retire todos os acessórios que ela possa conter.
  • Coloque a peça dentro de um saquinho protetor, para que ela não corra o risco de rasgar. Se não tiver o saquinho, pode usar uma fronha de travesseiro, amarrando a ponta com um nó.
  • Se a cortina for grande demais para o saquinho protetor, coloque a peça dentro da máquina de maneira bem distribuída.
  • Caso sua máquina tenha a opção “lavagem de cortinas”, utilize-a.
  • Seque a cortina à sombra, lembrando de pendurá-la na mesma posição em que ela é pendurada.

PARA A LIMPEZA DO DIA A DIA

Agora que você já conhece o passo a passo para lavar sua cortina. Que tal aproveitar para conferir algumas dicas para realizar a limpeza do dia a dia?

  • Sempre remova o excesso de poeira e ácaros utilizando um aspirador de pó pelo menos uma vez na semana. Cuidado quando estiver lidando com tecidos mais finos, por exemplo!
  • Use um paninho limpo ou flanela para tirar pó dos acessórios. Umedeça o pano quando for limpar os varões, trilhos e argolas.

Realizar essa limpeza semanal ajuda a conservar a vida útil das suas cortinas e mantê-las sempre bonitas.

Curtiu nossas dicas de como lavar cortinas? Ficou com alguma dúvida ou tem mais alguma dica para compartilhar com a gente? Não deixe de comentar!