Orçamento via WhatsApp
Cortina para a sala: Como escolher?

Investir em belas cortinas para a sala é o melhor jeito de dar aquele up na sua decoração e ainda deixar o ambiente mais aconchegante. Afinal, é na sala que recebemos os amigos e passamos a maior parte do tempo com a família. Mas então surge a dúvida: qual cortina escolher? No post de hoje, vamos esclarecer essa dúvida!

O QUE EU PRECISO LEMBRAR NA HORA DE ESCOLHER AS CORTINAS

As cortinas, além de compor a decoração, protegem sua sala e seus móveis da ação solar. Por isso é tão importante fazer a escolha certa.

A primeira coisa que é preciso lembrar na hora de escolher é que as cortinas devem combinar com a decoração. Por isso, para que a decoração da sala fique harmoniosa, é preciso levar em conta:

CORES

As cores do tapete, cortinas, sofás e demais elementos da decoração precisam combinar entre si.

Em paredes com tons mais neutros, por exemplo, as cortinas podem ter cores ou tons mais vivos. Para quem prefere uma decoração mais sofisticada, combinar a cortina com o cor da parede é uma boa opção.

Para dar maior sutileza à sala, pode-se combinar cortinas de tons claros e neutros com paredes de cores mais fortes.

TECIDOS

As cortinas se apresentam nos mais variados tipos de tecidos: linho puro, brim, veludo, poliéster, seda rústica, lona, sarja… A escolha vai depender de vários fatores: finalidade das cortinas, estilo de decoração do ambiente, entre outros.

Se as cortinas são para controlar a entrada de luz solar, você pode optar por um forro de blecaute, microfibra ou algodão. Uma persiana tipo rolô com proteção solar também é uma boa opção de forro. Assim não é necessário investir em tecidos pesados, que podem deixar o ambiente ainda mais abafado.

Mas se o objetivo é justamente o contrário: deixar o ambiente mais quentinho? Aí pode-se apostar em tecidos mais pesados para manter o calor da sala.

Caso as cortinas sirvam apenas como elemento decorativo, tecidos em linho, chiffon, voil, organza, renda de algodão sintético são perfeitos. Leves e sofisticados, esses tecidos tem um ótimo caimento e ficarão perfeitos na sua sala.

ALTURA E LARGURA IDEAIS

É importante medir com exatidão onde as cortinas serão instaladas. Com a medida em mãos, acrescente mais 20 a 25 cm de largura de tecido para cada lado. Assim o espaço será bem preenchido e passagem de luz pelas bordas será bloqueada. Já a distância do varão ou trilho deve ser de 20 a 30 cm acima da janela. Assim, garante-se que o tecido vai bloquear completamente a iluminação do local desejado.

Agora que você já sabe como escolher a cortina para sua sala, que tal comprar as suas cortinas na Casabela? Acesse o site, confira nossas opções e escolha a que mais combina com o seu estilo!